fbpx

Blog da WEGG-CCII

[Conteúdo] A importância do playground no desenvolvimento da criança

Atualmente é inegável a importância do playground no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

Certamente é cada vez menos comum vê-las brincando ao ar livre principalmente pela forte inclusão da tecnologia em suas vidas.

Mesmo assim, para muitas crianças a hora mais esperada do dia é o momento em que podem sair para ir brincar com seus amigos.

Correr, usar a imaginação e gastar suas energias é renovador para a garotada.

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para os pequenos, no caso, o ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, e permite que eles descobrem novas possibilidades, relações sociais, desenvolvem sua autonomia de ação e organizam emoções.

É o momento deles possuírem um tempo livre com a liberdade para transformar qualquer coisa e lugar em diversão.

Podemos notar que os benefícios do brincar são inesgotáveis e em razão disso, é preciso falar sobre a importância do playground no desenvolvimento das crianças.

Os playgrounds são considerados ótimas opções para passar um tempo com seus filhos e seu principal objetivo promover o desenvolvimento infantil em um local seguro.

Além da diversão proporcionada em um ambiente protegido e vigiado pelos pais, os playgrounds trazem diversos benefício e não é só no lazer, mas também no ato de aprendizagem.

Alguns exemplos da vantagem de inserir o playground na vida das crianças:

  • estimulam a sociabilidade entre os pequenos 
  • ajudam na formação de personalidades,
  • auxilia no aumento da autoestima 
  • permite mais prática de atividades físicas
  • ajuda na coordenação motora e na prevenção de doenças.

O papel dos papais no desenvolvimento das brincadeiras

Por conta disso, é muito importante que os papais não se esqueçam de ao planejar o dia da criança, deixar um horário reservado para o momento da brincadeira.

Os pais podem atuar como um guia, um animador, um incentivador das brincadeiras, possibilitando momentos de grande interação familiar, contudo como no incentivo à prática de atividade física, pensando na saúde e qualidade de vida dos pequenos através do ato de brincar.

Por fim, desenvolve a criança como um todo. A educação infantil deve considerar os playgrounds como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento e na aprendizagem dos pequenos.

Busque sempre empreendimentos que tenham inclusos na sua área de lazer os playgrounds para que ajudem no desenvolvimento dos seus filhos e de uma atenção a quais tipos de brinquedos estarão ali inseridos, pois a característica de cada brinquedo influencia em um tipo de desenvolvimento da criança.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe para que o conteúdo possa chegar para mais pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *